Press release

 

 

A Vida Privada de Ilda Gomes

e outras histórias

 

 

Histórias acutilantes, comoventes, inesperadas, pungentes, por vezes entre o patético e o hilariante; narrativa fluída, breve.

 

Em A Vida Privada de Ilda Gomes e outras histórias encontram-se contos com inflecções de enredo surpreendentes e personagens comuns que acabam revelando facetas inesperadas.

 

Sete contos  - amostras disponíveis neste site

 

 

 

A publicação anterior deste autor, um romance juvenil no domínio da fantasia, foi distinguido com a inclusão no Plano Nacional da Leitura, 6º ano, nível III (O Mercador da Galáxia – Ed Bizâncio - www.editorial-bizancio.pt).

 

 

Sobre A Vida Privada de Ilda Gomes e outras histórias:

Que segredos íntimos poderá esconder da família uma senhora solteirona de oitenta e quatro anos que sempre viveu junto das irmãs? Um adolescente que assiste à morte súbita do pai, longe de casa, cresce repartindo a sua vida entre a austera casa dos tios e a casa da ex-amante do pai; uma história que varre quatro décadas da vida do nosso país; por que nos diz o narrador que fez questão de ficar num quarto de hotel com vista para o farol da barra de Aveiro?  Um médico de meia-idade, endinheirado, propõe salvar da penhora um amigo, um proprietário e industrial que está falido; numa metamorfose da proposta, que espécie de curva sofre o enredo? Um touro que se comporta como um cão, que segue placidamente o seu dono, desconhecendo o poder da investida, tem destino determinado pela mentalidade e pelo desespero do dono; história com raízes culturais? Na orla de um latifúndio está uma aldeola onde vive um jovem fisicamente diminuído de origem incerta; qual a origem da ternura que o padre manifesta por ele e da protecção que este lhe dá? Jogo de cartas em mesa de jardim público é cena frequente; até onde pode chegar uma aposta? História sórdida; sinistra, cómica? Aberração? Caricatura?

 

 

Sobre a narrativa:

Narrativa fluída, breve, das 8 páginas da mais pequena história às cerca de 45 da maior.

 

A narrativa do conto “Uma Fina Camada de Pó de Giz” recorre a eventos marcadores de tempo (a história cobre cerca de quatro décadas) que requereram investigação para verificação da consistência temporal: no mesmo ano em que uma das personagens diz “Mataram o presidente Kennedy” confirmar que era possível viajar de autocarro do Algarve para Cacilhas sem transbordo; a verificação das palavras da famosa frase no discurso em que Salazar se dirigiu ao País a propósito do Santa Maria; a verificação da época em que a SG se expandia e transitava para a margem sul do estuário do Tejo; etc.

Na narrativa de “Amor de Cão” encontra-se uma mudança de ponto de vista arrojada.

 

###

Autor: Pedro Freire Costa www.pedrofcostaauthor.com

 

Editorial Bizâncio – 2104 www.editorial-bizancio.pt

 

 

 

 

 

ISBN 978-972-53-0557-7

Nr. de páginas: 158

Preço: 11€

Texto da contra-capa:

 

Em A Vida Privada de Ilda Gomes e outras histórias encontram-se contos com inflecções de enredo surpreendentes e personagens comuns que acabam revelando facetas inesperadas.

 

Que mistérios esconde afinal a vida de Ilda Gomes? Qual a metamorfose da proposta de Óscar? Até onde vai a Honra de Jogadores? Em Uma Fina Camada de Pó de Giz desenrola-se um conjunto de memórias que varrem quatro décadas da vida do nosso País; por que nos diz o narrador que fez questão de ficar num quarto de hotel com vista para o farol da barra de Aveiro?

 

A Vida Privada de Ilda Gomes e outras histórias reúne um conjunto de contos que prenderão e encantarão o leitor. Relatos ora pungentes, ora hilariantes, personagens marcantes, inesperadas, uma prosa cativante, inspiradora, cheia de surpresas.

© 2014 by Pedro Freire Costa - created with Wix.com