Crónicas do

Mercador da Galáxia:

A Demanda das Safiras

Romance juvenil

2º volume

de

"O Mercador da Galáxia

 

ISBN 978-972-53-0574-4
Ed. Bizâncio, Lda. 2016
Capa de Armando Lopes

Chalk Dust: Stories

The present Kindle edition is published by Editorial Bizâncio, Lda., Lisboa, and it’s the author’s translation of his Portuguese version originally published in Portugal under the title “A Vida Privada de Ilda Gomes e outras histórias”, 2014 (ISBN: 978-972-53-0557-7) by Editorial Bizâncio, Lda., Lisboa.

ISBN: 978-972-53-0571-3

 

Editing by Writing Ltd U.K.

www.writing.co.uk

Cover design by James, GoOnWrite.com

http://www.goonwrite.com/

 

Kindle edition

O TEMPO DA CEIA

(Quetzal 1992)

Esgotado

Out of print

 

ISBN: 972-564-118-3

Capa de Rogério Petinga

O TEMPO DA CEIA (Quetzal 1992)

"No topo da escada do prédio habitado por Artur Bomtempo há uma clarabóia que filtra um feixe de luz tão discreto, que mal dá para alumiar a escalada dos lances que conduzem ao terceiro andar de Artur. Os degraus são estreitos e rangeram sob o meu peso, passo a passo, enquanto eu tacteava de um lado o corrimão, do outro a parede. Lá em cima, no patamar, fui recebido pela criada que abriu gentilmente a porta com um «Faxa favor». Fiquei numa saleta estreita acompanhado pelo som de um relógio de caixa em capela que se sobrepunha ao murmúrio da Rua de São Bento. Na casa de Artur vêem-se coisas invulgares. O pequeno painel representando uma adoração que pendia da parede mesmo na minha frente merecia o rótulo que qualquer galeria de arte antiga lhe atribuíria: «Escola Portuguesa, séc. XVI, autor desconhecido».

 

[…] Não estou muito certo de que Artur Bomtempo tenha entendido bem o que significava para mim a morte do meu tio. A ideia de enfrentar ‘solo’ o espólio de Adriano ora me atormentava, ora me fascinava. Volvidos seis meses, numa noite em que me rendi à rebeldia persistente da insónia, pus fim à indecisão.

 

[…] Fiz-me à estrada rumo a Sintra. Depois de S. Pedro virei em direcção a Seteais. As ramagens despidas surgiam como leques translúcidos cinzentos e violáceos envolvidos numa aura ténue. Ali estava Sintra matinal, a Sintra que eu aprendi a gostar, sem forasteiros, entregue aos musgos e líquenes das paredes; Sintra entregue a si própria. Continuei em frente de janela aberta tocado pela atmosfera húmida, pelo cheiro das folhas apodrecidas, por um aroma temperado por fumos dispersos emanados das chaminés. No cotovelo de uma curva avistei o portão corroído, escancarado e com gonzos semi-soltos, quase liberto do muro, e entrei no território de Adriano conduzindo o carro pela ladeira enlameada.[...]"

in O Tempo da Ceia

(excertos na contra-capa

O MERCADOR DA GALÁXIA

- Plano Nacional de Leitura -

(6º ano - nível III)

 

(Ed. Bizâncio 2006)

 

ISBN-10 : 972-53--0299-0

ISBN-13: 978-972-53-0299-6

Capa de Vasco Avillez

 

 

 

 

 

 

 

 

O MERCADOR DA GALÁXIA  (Ed. Bizâncio 2006)

- Plano Nacional de Leitura - 

(6º ano - nível III)

Texto da contra-capa:

O Mercador da Galáxia é um livro superior escrito com incomparável fluência e imaginação. Uma aventura para os leitores mais novos - que ficarão presos aos combates travados por Olof Astor - e uma viagem pela Mitologia com um piscar de olho cúmplice para os mais velhos, que se deixarão seduzir pela escrita de Pedro Freire Costa.

 

 

 

 

(excerto)

"Olof Astor é um desses homens que hoje rareiam e que são uma estranha combinação de negociantes, aventureiros e exploradores; figuras lendárias conhecidas como mercadores da Galáxia. Eu conheci Olof há alguns anos, por mero acaso. Embora o seu nome ecoe por muitos cantos da Galáxia, os detalhes desta história foram-me revelados recentemente por uma pessoa cuja identidade prometi não revelar.[...]"

A Vida Privada de Ilda Gomes

e outras histórias

 

Capa de Armando Lopes

(baseada em foto do autor)

 

ISBN: 978-972-53-0557-7

Nr. de pgs.: 158

 

Texto da contra-capa:

 

Em A Vida Privada de Ilda Gomes e outras histórias encontram-se contos com inflecções de enredo surpreendentes e personagens comuns que acabam revelando facetas inesperadas.

 

Que mistérios esconde afinal a vida de Ilda Gomes? Qual a metamorfose da proposta de Óscar? Até onde vai a Honra de Jogadores? Em Uma Fina Camada de Pó de Giz desenrola-se um conjunto de memórias que varrem quatro décadas da vida do nosso País; por que nos diz o narrador que fez questão de ficar num quarto de hotel com vista para o farol da barra de Aveiro?

 

A Vida Privada de Ilda Gomes e outras histórias reúne um conjunto de contos que prenderão e encantarão o leitor. Relatos ora pungentes, ora hilariantes, personagens marcantes, inesperadas, uma prosa cativante, inspiradora, cheia de surpresas.

© 2014 by Pedro Freire Costa - created with Wix.com